ANEXO MUSEU CASA LACERDA
Localização: Lapa, PR
Ano: 2019
Área: 542m²
Arquitetura: Heitor Tonissi, Sergio Tonissi e Victor Piza (autores), Giuliano Chimentão e Mariana Alves (colaboradores)
Perspectivas eletrônicas: Lucas Thomé e Thaís Coelho (Estúdio Jubarte)
Estrutura: Marcelo Bambicini
Orçamento: Raoni Nakamura
ENTRE A PAISAGEM NATURAL E A HISTÓRICA
1. LUGAR
O terreno do futuro Anexo do Museu Casa Lacerda goza de condição privilegiada na Cidade da Lapa, Paraná. Sua posição em declive nas bordas do setor histórico permite que a nova edificação se relacione tanto com as construções coloridas, horizontais e ritmadas de arquitetura colonial luso-brasileira como com o morro que dava acesso à cidade durante o período das tropas.
Além de sua situação geográfica notável, o local também possuí inestimável valor histórico. Além da relevância arquitetônica da tombada Casa Coronel Joaquim Lacerda lá construída e que hoje funciona como museu, os descendentes do comerciante estão associados aos principais acontecimentos políticos, econômicos e sociais do desenvolvimento da cidade da Lapa.
2. PROGRAMA
As Casas do Patrimônio visam fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. Fazer do Anexo do Museu Casa Lacerda uma Casa do Patrimônio é uma iniciativa condizente com o desafio de uma intervenção arquitetônica sobre bem histórico. Intervir sobre patrimônio é uma tarefa que transcende a mera conservação de um “objeto de valor”. Um patrimônio vivo é habitável, um espaço para atividades cotidianas aonde a história e a memória são ativadas através de atuações do presente.
A construção do Anexo do Museu Casa Lacerda permite que seja dada sequência ao vínculo entre o sítio que pertenceu à família Lacerda e a história da Lapa.
3. CONCEITO
“É a presença do novo que, por contraste, faz a vetustez ganhar profundidade”
– Lúcio Costa
vetustez
1. estado ou atributo do que é vetusto; ancianidade, velhice.
2. POR EXTENSÃO - atributo do que merece reverência; respeitabilidade.
História e Geografia concorrem igualmente na construção da paisagem deste sítio. A Geografia através das vistas para os morros no horizonte e a história por meio das construções – muitas tombadas – não apenas de seu entorno imediato, e sim de uma área de 14 quarteirões.
O Anexo do Museu Casa Lacerda nasce do desejo de pertencer e acrescentar a essa paisagem. Uma proposta de arquitetura contemporânea, ambientalmente sustentável, dotada de espaços flexíveis e estrutura racional que, a partir da interpretação não literal das proporções, cores e ritmos das construções históricas visa compor com seu entorno sem cair na tentação de parecer aquilo que não é: uma edificação do século XVIII.
4. ESTRATÉGIA PROJETUAL
A) Para a liberação da vista a partir da Sala do Relógio da Casa Lacerda, o edifício anexo fica semienterrado em relação à tijoleira e à Rua Francisco Brito de Lacerda.
B) O edifício busca ser compacto para criar duas frentes para duas cotas diferentes. O pátio da Casa Lacerda ganha uma extensão plana - propícia para eventos e festividades - que se integra à varanda e ao café. Na frente voltada para a rua é desenhada uma praça junto à Figueira e ao poço preexistente.
C) Visando um pé direito mais confortável, espaços flexíveis e uma obra racional, o anexo foi projetado com pilares e vigas metálicas com vãos de 4,80 x 5,30m e 4,80 x 7,10m e lajes painel.
D) A cobertura do Anexo é vista com destaque a partir da Casa Lacerda. É a “quinta fachada”, um jardim que se estende até os morros no horizonte. A proporção horizontal da construção é marcada pelo ritmo dos brises verticais em cobre que varia de frequência de acordo com a orientação e a privacidade desejada para o ambiente interno.